O VoIP possui índices de crescimento expressivos (112% no Brasil => 36% do segmento mundial) (TELEGEOGRAPHY, 2005).
Não existe um padrão universalmente aceito para realizar chamadas seguras usando VoIP.
Os padrões de segurança em VoIP existentes resolvem partes dos problemas
e são aplicados apenas a cenários específicos.
Nos últimos dois anos a tecnologia VoIP cresceu e amadureceu, ao ponto de fazer parte da estratégia de muitas empresas como um tremendo redutor de custos. No entanto, alguns problemas ainda são freqüentes, principalmente nas pequenas e médias empresas e no uso doméstico. O que muita gente não sabe é que a maioria desses problemas com o sistema VoIP vem da qualidade da Internet ou do uso incorreto no dimensionamento da banda.
O VoIP, em comparação com a telefonia convencional, utiliza a comutação por pacotes, via Internet, e não por circuitos, o que a torna mais inteligente no aproveitamento dos recursos existentes, maximizando assim os canais anteriormente usados apenas para dados. Em outras palavras, você pode ter diferentes interconexões com operadoras de várias partes do planeta, sem ter a necessidade de estar fisicamente conectado a elas, ou seja, com um leque muito maior de opções para enviar o seu tráfego de telefonia. Tecnicamente, os serviços de VoIP convertem o sinal de voz em um sinal digital que trafega pela Internet.
Já com relação à forma de cobrança, enquanto a do telefone tradicional migra de pulsos para minutos, muita gente já partiu para os kilobits ou megabits por segundo para economizar nas ligações adotando a tecnologia de VoIP. Já que fazer chamadas usando a rede IP é, de fato, muito mais econômico. A economia pode ser de até 80% em relação a uma chamada convencional.
Também é muito importante saber como implementar o sistema nas empresas, para não haver problemas futuros. Entre o que é preciso saber antes de adotar o sistema está: é fundamental ter links de internet disponíveis e equipamentos adequados, bem como o suporte de empresas idôneas, já que hoje existem diversas companhias que, embora possuam licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), e muitas outras nem isso possuem, não entregam o serviço com qualidade. O motivo é simples: utilizam empresas no exterior. Nestes casos, o cliente necessita comprar créditos com cartão internacional, não garantindo suporte e nenhuma qualidade. Outras ainda baixam programas da Internet, aproveitando a inexperiência dos gestores.
É preciso também criar a cultura do novo tipo de serviço junto à equipe, conscientizar sobre a melhoria e, obviamente, dos resultados que o VoIP pode trazer. E, sem dúvida, as empresas devem banir o medo desta nova tecnologia, que possibilita uma comunicação eficiente a baixo custo, em um mundo que, cada vez, necessita mais de respostas rápidas e diferencial competitivo. Dessa forma, quem melhor se comunicar e souber valorizar o elo com seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores estará na frente.
Benefícios:
- Redução de custos.
- Possibilidade de desenvolvimento de novas aplicações serviços.
- Redução de administração e manutenção.
- Possibilidade de soluções não proprietárias.
Desafios:
- Infra-estrutura única de voz e dados
- Custos de implantação da rede dados + voz
- Entrega de pacotes não garantida
- Qualidade da fala
- Serviços de emergência
No link a segui tem um bom matéria sobre o tema: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/jubarte/pagina8.html
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