A maneira mais simples de proteger uma rede interna é com o isolamento físico da mesma. Desta forma, ninguém de fora será capaz de invadir o sistema sem antes entrar nas dependecias físicas da organização.
Entretanto, com o crescimento da Internet, o isolamento físico tornou-se quase impossível. Para resolver este problema muitas organizações tem usado firewalls.
Um firewall evita que perigos vindos da Internet espalhem-se na sua rede interna. Colocado entre a rede interna e a externa, o firewall controla todo o trafego que passa entre elas, tendo a certeza que este trafego é aceitável, de acordo com a política de segurança do site, oferecendo uma excelente proteção contra ameaças vindas da rede externa. Entretanto, ele não é uma completa solução para segurança. Certos perigos estão fora do controle de um firewall.
Logicamente falando, um firewall é um separador, um bloqueador e um analisador, enquanto a implementação física varia de site para site, podendo ser, por exemplo, um roteador, um computador, ou uma combinação de roteadores e computadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário