terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Servidor Blade

Prezados, aqui segue as características e vantagens do servidor que o TJAM utiliza, o servidor Blade, diversas empresas o produzem , mas o que o Tribunal possui é de produção da IBM.


Servidor Blade

Um servidor blade é um tipo de computador para os centros de processo de dados especificamente desenhada para aproveitar o espaço, reduzir o consumo e simplificar sua exploração.

Os servidores blade estão desenhados para sua montagem em estruturas ao igual que outros servidores. A novidade estriba em que os primeiros podem compactarse em um espaço mais pequeno graças a seus princípios de desenho.

A cada servidor blade é um delgado "cartão" que contém unicamente microprocesador, memória e autocards. Isto é, não são directamente utilizáveis já que não dispõem de fonte de alimentação nem cartões de comunicações.

Estes elementos mais volumosos deslocam-se a um chasis que se monta na estrutura ocupando unicamente de quatro (4Ou) a seis alturas (6Ou). A cada chasis pode albergar da ordem de dezesseis "cartões" ou servidores blade (segundo IBM). O chasis leva integrados os seguintes elementos, que são compartilhados por todos os servidores:

* Fonte de alimentação: redundante e hot-plug.
* Ventiladores ou elementos de referigeração.
* Interruptor de rede redundante com a fiação já feita, o que simplifica sua instalação.
* Interfaces de armazenamento. Em particular, é habitual o uso de redes SAN (Storage Area Network) de armazenamento.

Ademais, estes servidores costumam incluir utilidades software para seu desplugue automático. Por exemplo, são capazes de arrancar desde uma imagem do sistema operativo armazenada em disco. É possível arrancar uma ou outra imagem segundo a hora do dia ou o ónus de trabalho, etc.

Vantagens

* São mais baratos, já que requer menos electrónica e fontes de alimentação para o mesmo número de servidores. Também consomem menos energia.
* Ocupam menos espaço, como é possível localizar dezesseis (16) servidores onde habitualmente só cabem quatro.
* São mais simples de operar, já que eliminam a complexidade da fiação e podem-se gerir remotamente.
* São menos propensos a falhas já que a cada servidor blade não contém elementos mecânicos.
* São mais versáteis, como é possível acrescentar e tirar servidores sem deter o serviço, isto é em quente (como um disco duro).

Usos

Os servidores blade são aptos para os mesmos usos que qualquer outro servidor. Não obstante, são especialmente vantajosos para instalações de meios de virtualização, em cluster e para site hosting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário